Os 10 Geógrafos mais famosos da história


Desde a Grécia Clássica, muitas pessoas contribuíram para a ciência geográfica. Cartógrafos, topógrafos ou exploradores, naturalistas entre outros contribuíram para o pensamento geográfico construir sua concepção moderna atual. A necessidade de captar os elementos do meio físico nos mapas, a descoberta de novas terras ou o aparecimento de novos fenômenos foram os fatores determinantes para o desenvolvimento desta ciência.

Mas quem eram os personagens ilustres mais importantes da história? Nós apresentamos uma classificação dos 10 geógrafos mais famosos que fizeram a geografia uma ciência notável.

1. Heródoto de Halicarnasso . 484 . C. ( Halicarnasso , Caria , Anatólia ) - 425 aC ( Thurii , Calabria ou Pella, Macedónia) .
Embora destacado antes, por seu trabalho como historiador, ele também foi um importante geógrafo da Grécia Antiga.
Devido à sucessão de guerras na época, era um geógrafo, viajante e pouco explorador, por isso seu trabalho foi baseado principalmente em outras fontes e em observações de outros autores. Em seus textos e escritos ele descreve as características geográficas dos povos.
Heródoto também deixou um grande legado cartográfico como ecúmeno , representando a Europa Central , Ásia e partes da África.

2. Eratóstenes . 276 . C. ( Cirene ) - 194. C (Alexandria) .
Suas habilidades como um poeta, astrônomo, filósofo e geógrafo o permitiu fazer estudos adotando diferentes pontos de vista.
Ele cunhou o termo geografia (geo = terra e gráfico = escrita) em seu trabalho como geógrafo tentou calcular a circunferência exata da Terra, com um erro inferior a 2% , medindo a inclinação da Terra e a distância para o Sol . Também cultivou um grande trabalho cartográfico, desenvolveu um dos primeiros mapas do mundo ( 276-195 a. C ) e definiu os conceitos de latitude e longitude .

3. Estrabão . 64 ou 63 . C. ( Amasia , Ponto ) - 19 ou 24 d. C.
Este geógrafo grego descritivo e historiador é conhecido por sua grande obra geográfica.
Era contrário às teorias astronômicas e cartográficos de Erastóstenes, preocupando-se, então com a distribuição dos recursos humanos, ao invés de fenômenos e processos naturais.
Sua atitude de viajante incansável permitiu-lhe contemplar outro lado do mundo e desenvolver um trabalho geográfico de 17 volumes , que é minuciosamente descritos a geografia de todo o Império Romano. Um dos volumes é dedicado a nossa Península Ibérica (vol. 3). Também desenvolveu mapas e obras cartográficas no continente europeu.

4. Cláudio Ptolomeu . 100 dC ( Ptolemaida , Tebaida ) - 170 dC ( Canope ) .
Ele dedicou sua vida a observação astronômica e divulgação de astrologia, mas também foi uma figura importante na história geográfica.
Foi instruído a recolher todo o conhecimento dos gregos, criando mapas do mundo posteriormente desenvolvidos e obras como " Geographia " . Ele deu uma descrição do mundo de seu tempo e usou um sistema de latitude e longitude, que serviu como um exemplo para os cartógrafos posteriores.

5. Muhammad Al- Idrisi . 1100 ( Ceuta ) - 1165 ( Ceuta ) .
Este geógrafo e cartógrafo Hispano, nome sem fim ( Abu Abd Allah Muhammad al- Idrisi al- Qurtubi al- Hasani al- Sabti ) traduzido para o árabe alguns textos gregos sobre geografia.
Suas viagens o permitiu explorar várias cidades, permitiu o desenvolvimento de um trabalho cartográfico da Eurásia e África do Norte, além de textos sobre os grupos sociais , geográficos e fatores sócio- econômico de seus territórios .
A informação foi complementada por entrevistas e perguntas para os habitantes dos lugares que visitou, a arte que enriqueceu seus textos.
Seus trabalhos mais famosos da geografia e cartografia foi um mapa do mundo ao sul, que foi acompanhado por um livro chamado Geografia, compreendendo "O Livro de Roger " ( Kitab Ruyar ) .

6. Alexander von Humboldt. 1769 (Berlin , Alemanha) - 1859 ( Berlim , Alemanha).
Ele é considerado o pai da geografia moderna. Sua formação multidisciplinar, e seu zelo pelas viagens contribuiu para o seu navegador ter um conhecimento geográfico impressionante. Ele fez viagens à Europa, América do Sul, México, EUA, Ilhas Canárias e na Ásia Central, deixando grandes contribuições para a geografia física, incorporados no seu clímax funciona " Cosmos " (1845 - 1847) e Viagem às regiões equinociais do Novo Continente " ( 1904-1927 ) .
Deixou numerosos estudos descritivos de fatores naturais, vistas como conjuntos e não como elementos ou eventos separados, incluindo também um panorama histórico da geografia.

7 . Carl Ritter . 1779 ( Quedlinburg , Alemanha) - 1859 ( Berlim , Alemanha).
Ritter foi um dos principais geógrafos do século XIX. Considera-se, ao longo de Alexander Von Humboldt, o pai da geografia moderna. Em sua vida como um geógrafo estudou as relações entre o ambiente físico e do ambiente humano e as várias características da geografia do mundo (geografia descritiva). Seu trabalho de maior sucesso foi " As ciências da terra em relação à natureza e à história da humanidade " (im Erdkunde Die Natur und zur Geschichte des Verhältniss zur Menschen ) , em 19 volumes , que examina as influências dos elementos do ambiente físico para o desenvolvimento das atividades humanas .
Considerado o desenvolvimento histórico de cada nação ou país foi fortemente influenciado pela configuração do ambiente físico desta. Essas teorias (teoria de espaço vital) influenciado diretamente a geografia política subsequente e geógrafos como Ratzel e Karl Haushofer .

8. Alfred Russel Wallace. 1823 ( Usk, País de Gales) - 1913 ( Broadstone , Inglaterra) .
Ele é famoso por sua teoria zoogeográfica , dividindo o mundo em grandes regiões ou reinos animais. Diferenças biogeográficas identificadas entre Indomalaya e da região australiana , de modo que a linha entre os dois reinos que hoje é conhecida como Linha de Wallace.
Esta extensa exploração e estudo do mundo natural ao longo de sua vida, resultou na publicação do livro A distribuição geográfica dos Animais ( A distribuição geográfica dos animais ) .
Por essas contribuições teóricas é reconhecido como um dos mais destacados especialistas biogeógrafos.

9. Friedrich Ratzel . 1844, ( Karlsruhe , Alemanha ) - 1904 ( Ammerland , Alemanha ) .

Geógrafo alemão , influenciado pelas teorias darwinianas , determinismo e espaço de vida de Carl Ritter . Ele é considerado um dos fundadores da geografia política moderna e geografia humana em geral. Entre suas obras mais notáveis ​​são antropogeografia geográfica (1891) e Geografia Política (1897) .

 10 . Paul Vidal de la Blache . 1845 ( Pezenas , França) - 1918 ( Tamaris -sur- Mer, França).

Influenciado por Humboldt ou Ritter, o francês desenvolveu geografia de ensino em várias universidades francesas. Depois de suas atividades de ensino , contribuiu diretamente para a geografia moderna atual e teve caráter mentor geógrafos posteriores , criando então francês Geographic School. Ele também fundou a prestigiosa revista Annales de Geographie (1891) .
A teoria de Vidal de la Blache foi com base na geografia regional, visando a relação homem- natureza, a partir da perspectiva da paisagem e estudo da região.
Publicou obras grandes como a tabela geografica da França ( " Tableau de la Geographie de la France " , 1903), "Princípios de Geografia Humana " (1922) ou "Geografia Universal " ( 1927-1948 ) .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades sobre vegetação brasileira

Modelos de Trens #1

Atividades do 8º ano - 3º Bimestre