Construindo um Astrolábio
Material necessário
✓ Um transferidor de 180°
✓ Um peso (um clip ou chumbada),chaves também estãso valendo
✓ Fita adesiva ou cola quente
✓ Fio de nylon
✓ Um alfinete ou uma agulha
✓ Um canudo ou tubo de caneta ou similar
isqueiro
Montagem
Fure, com o auxílio de uma agulha ou alfinete aquecido, o centro da circunferência de escala do transferidor. Assegure-se que o diâmetro do furo seja o menor possível para permitir a passagem do fio dental.
Introduza a extremidade livre do fio de prumo através do furo central e, valendo-se de alguns nós na extremidade passante, torne o fio de prumo solidário ao transferidor.
Desmonte uma caneta esferográfica desobstruindo suas extremidades, retirando a carga e alguma eventual tampa do tubo. Cole o tubo na borda reta do transferidor, cuidando para que fique paralelo à linha origem da escala do transferidor.
Astrolábio pronto.
A utilização do astrolábio de transferidor na determinação da altura de um astro (que não seja o Sol), consiste em visualizar o astro através do tubo de caneta, que deve estar fixado à borda reta do transferidor, deixando pender o fio de prumo. Este, passando pela escala, indicará a leitura que deve ser feita. A diferença entre o valor lido e 90º é o valor da altura do astro.
Por exemplo:
Se o valor lido for 138º, a altura será 48º, pois 138º - 90º = 48º. Se o valor lido for 32º, a altura será 58º, pois 90º - 32º = 58º. * Texto: Plínio Fasolo - Professor de Astronomia da Faculdade de Física da PUCRS - e Cláudio Amador |
Comentários
Postar um comentário