Meteorito de Bendegó (Brasil)

           A pedra que veio do céu
No Brasil, o maior ocorrência de meteorito deu-se  na Bahia em data incerta. Um meteoro de 5,36 toneladas cruzou os céus do sertão baiano, atingiu o solo e se tornou o meteorito Bendegó, a “pedra do céu” ou a coisa “vinda do céu”, na língua dos índiosKiriri. O Bendegó é o maior meteorito brasileiro (o maior achado no mundo é o Hoba, da Namíbia). O nosso pesa 5,36 toneladas e foi achado por um menino chamado Domingos da Motta Botelho. Em 1820, quando foi examinado pelos exploradores alemães Von Martius e Spix, viu-se que era feito de níquel e ferro, e não de ouro e prata como imaginava o sertanejo.Retirado de seu leito na Bahia em novembro de 1887, o Bendegó foi transportado em carretão puxado por índios e juntas de bois, depois levado de trem ao litoral e em navio para o Rio de Janeiro, lá chegando em 15 de junho de 1888, onde está até hoje em exposição no Museu Nacional. A viagem foi demorada, afinal o meteorito é baiano de “nascimento”. Na verdade, seu peso dificultou enormemente a tarefa de movê-lo por entre as grotas e morros do sertão. 
Segundo o escritor José Aras (1893-1979), a pedra foi achada em 1784 ou 1785 num riacho perto do rio Vaza Barris, na comarca de Itapicuru, a 48 km do atual municipal de Monte Santo. Considerada o altar sagrado do sertão, por sua vocação para romarias, é desta cidade no semi-árido que sai O pagador de promessas (1962). Este filme, baseado na obra de Dias Gomes, é o único brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no festival de Cannes. A obra-prima de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol(1964), também foi gravada em Monte Santo. Este lugar é, portanto, palco de eventos cósmicos e cinematográficos, palco de estrelas da Terra e de uma que caiu do céu.
Lembro maravilhado das histórias que meu pai J. R. contava sobre essa “estrela cadente“, que também dá nome a um povoado no entroncamento da Transnordestina. O lugarejo, fundado por meu avô José Aras, foi por ele batizado de Bendegó. Fica a pouca distância da antiga Canudos de Antônio Conselheiro e do lugar onde o governo barrou o rio Vaza Barris, criou um lago de 2.395 hectares e fez o “sertão virar mar”. O extenso e piscoso açude de Cocorobó é o mar de Canudos. 
bendengo1
A expedição que resgatou o meteorito  Bendegó em 1887.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades sobre vegetação brasileira

Modelos de Trens #1

Atividades do 8º ano - 3º Bimestre