Rochas

                                     

albita ou albite é um mineral pertencente à família dos feldspatos alcalinos. É o extremo sódico da série das plagioclases.

Quando pura tem composição química NaAlSi3O8. É um tectosilicato.

Quase sempre exibe maclas, geralmente sob a forma de estrias na face do cristal. Ocorre freqüentemente na forma de segregações paralelas finas alternando com microclina nas pertites como consequência de exsolução durante o arrefecimento. Ocorre em massas graníticas e por vezes em filões hidrotermais.

Descrita pela primeira vez em 1815 na Suécia. O seu nome deriva do latin albus, que quer dizer branco.


Segmentos de uso
A indústria cerâmica faz amplo uso deste mineral para produzir artefatos refratários, dada a sua alta resistência ao calor.




Atapulgita é um silicato complexo de magnésio constituído por cristais alongados. A atapulgita, quando comparada com outras argilas industriais (bentonita, caulinita etc.), apresenta propriedades físico-químicas que lhe conferem propriedades adequadas a vários usos industriais, tais como absorvente de óleos (na limpeza de assoalhos industriais, em especial), suportes primários para biocidas, para banheiro de gatos (“pet” ou “cat litter”); para cobrir o chão de vagões transportadores de gado, e para uso como absorvente de óleos e gorduras para rações animais, agente tixotrópico em perfuração de poços de petróleo em regiões salinas ou com águas salinas, porque o fluido viscoso não flocula pela ação dos sais dissolvidos na água; manuseio e distribuição de fertilizantes líquidos (ex.: amônia líquida) que preenchem os canais estruturais dos cristais e para substituir amianto crisotila em materiais de revestimento, vedação e pavimentação à base de asfalto; adsorvente e desodorante das frações do petróleo, especialmente querosene para motores a jato, e adsorventes para fins farmacêuticos, absorvente de purificação de águas domésticas e industrial; clarificação, descorante e filtração de óleo mineral e vegetal; revestimento de piso cerâmico, industria de cimento (pozolanas, impermeabilizastes, plastificantes), revestimento asfáltico, etc.

A fórmula da cela unitária cristalina é a seguinte:

Mg10Si16O40(OH)4(OH2)88H2O

onde, tal como na sepiolita, OH2 representa água estrutural e H2O representa água preenchendo os microcanais fibrosos do argilomineral. Os cristais fibrosos de atapulgita são mais rígidos e, portanto, menos flexíveis comparados com aqueles de sepiolitas.


Segmentos de Uso:
Fluido para Perfuração de Poços de Petróleo: A circulação da lama de perfuração através do poço tem como principal função a remoção para superfície do cascalho cortado pela broca, além de lubrificar a broca, prevenir desmoronamento do poço, e formar um reboco impermeável na parede do poço, prevenindo assim perda de fluido nas formações porosas durante a perfuração. Como uma das mais importantes características de uma argila para lama de perfuração é a habilidade da argila de prover uma viscosidade a uma concentração relativamente baixa de sólidos, mantendo esta viscosidade desejada durante a perfuração do poço.

Bentonita tem sido largamente utilizada com este propósito, no entanto aditivos químicos carros tem de ser adicionados na lama de perfuração nas formações onde há presença de contaminantes como sal, sulfato de cálcio, ou sulfato de magnésio. Visto que estes contaminantes inibem o inchamento da bentonita, a bentonita neste caso é relativamente ineficiente em proporcionar ou manter viscosidade na presença destes contaminantes.

A Atapulgita, de outro lado, não depende de inchamento para dar viscosidade e é relativamente estável na presença destes contaminantes, também apresenta excelente estabilidade em altas temperaturas encontradas em perfurações profundas e determinadas áreas.

Aglutinante / Adesivo: Na produção de painéis corrugados a goma adesiva sofre perda de viscosidade sob cisalhamento, dificultando a aplicação de volumes constantes de adesivo durante o processo de produção. A atapulgita ganha viscosidade durante ação de cisalhamento, assim a incorporação de atapulgita tem sido um método eficiente de neutralizar a perda de viscosidade da goma.

Fertilizante em Suspensão Liquida: Atapulgita é um excelente agente estabilizador para suspensão evitando o assentamento de materiais insolúveis nos fertilizantes líquidos. Atapulgita é a escolha óbvia para tal aplicação devido sua propriedade de alta estabilidade coloidal em concentrações elevadas de sais.

Emulsificador de Tintas: A atalpulgita tem substituído o adensante orgânico em tintas emulsificadas, resultando num filme muito mais insensível a água, melhorando a retensão da cor na lavagem devido a insolubilidade do adensante de atalpugita. Outra vantagem da atapulgita é sua característica de suspensão de pigmentos, e suas propriedades tixotrópicas a qual reduz escorrimento. A atapulgita também age como estabilizador de emulsão, servindo como coloide protetor.

Aplicação Não Coloidal
Absorvente para Pisos: A alta porosidade da atapulgita é ideal na forma granulada na vasta utilização para absorção de óleo, graxa, e água de pisos de garagem e pisos de fábricas. Os poros da atapulgita são grandes o suficiente a permitir rápida saturação e, ao mesmo tempo, pequeno o suficiente para segurar o líquido tenazmente através de ação capilar. A ausência de inflamabilidade é uma razão óbvia em selecionar a atapulgita para esta aplicação.

Agente Carreador de Produtos Químicos Agrícola: As propriedades absorventes da atapulgita fazem extensa utilização na conversão de carreadores de pesticidas e herbicidas em grãos ou pó. A maioria destes produtos químicos são líquidos ou pastosos os quais são de difícil ou impossível utilização na forma produzidas. Impregnadas e absorvidas pelas partículas de atapulgita, o produto químico pode ser prontamente aplicado no campo.

Farmacêutico: Não toxico e alto poder de absorção tem resultado a incorporação da atapulgita na preparação de produtos farmacêuticos, inclusive preparação de absorventes intestinais. Caulim tem sido utilizado quase com exclusividade mas atapulgita tem comprovado que atapulgita de longe é muito mais eficiente do que o caulim na absorção de alcaloides, toxina de difteria, e bactérias. As superioridades características foram mantidas seguindo lavagem de sucos gástricos. Também na área farmacêutica é notável a capacidade de neutralizar considerável quantidade de ácidos.

Aditivos de Alimentação Animal: A atapulgita é utilizada como ligante para alimentos pelotizados e carreador de suplementos (minerais, vitaminas, antibióticos).






A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.

Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja, as partículas menores (e, portanto, mais leves) são levadas por corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.

Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dá origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: os folhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os argilitos, que possuem pouca ou nenhuma estratificação.


Segmentos de Uso
As argilas possuem inúmeros usos inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800°C, a argila é largamente empregada na cerâmica para produzir vários artefatos que vão desde os tijolos até semicondutores utilizados em computadores.






A barita é um mineral de sulfato de bário com fórmula química BaSO4. O seu nome tem origem no grego barus(pesado). Apesar de conter bário, um metal pesado, não é considerada tóxica devido à sua elevada insolubilidade. Comum em veios de chumbo e zinco em calcários, em depósitos hidrotermais e associada a minérios de hematita. Muitas vezes ocorre associada à celestita e à anglesita.

Segmentos de Uso:

Indústria Petrolífera:
Cerca de 90% da produção de barita é utilizada para aumentar a densidade das lamas na perfuração de poços de petróleo.





Bentonita é uma argila gerada frequentemente de cinza vulcânica alterada, geralmente constituída por montmorillonita do grupo das esmectitas.

A Bentonita apresenta fortes propriedades coloidais com grande poder de inchamento, até 30 vezes seu volume inicial quando em contato com a água formando um fluido gelatinoso e viscoso. As propriedades específicas da bentonita como hidratação, inchamento, absorção de água, viscosidade, tixotropia fazem com que torne-se um material de ampla utilização e aplicação.

Durante o processo de beneficiamento a bentonita é destorroada, laminada e se necessário ativada com barrilha, subsequentemente passa por processo de secagem ao sol. Dependendo de sua aplicação final, a bentonita passa por processo de peneiramento (granular), ou moída (pó fino). Para aplicações especificas, a bentonita é purificada, ou tratada com ácidos para produção bentonita ativada-acida, ou tratada com materiais orgânicos para produção de argila orgânica.

Segmentos de Uso:
Fundição: Bentonita é utilizada como material ligante na preparação de moldes de areia no processo de fundição de ferro, aço e não ferrosos. As propriedades únicas da bentonita produzem moldes de areia verde com boa fluidez, compactação e estabilidade térmica para produção de fundidos de alta qualidade.

Pelotização: Bentonita é utilizada como agente aglomerante de finos e ultrafinos na produção de pelotamento de minério de ferro em discos ou tambores. Através deste processo, o minério de ferro fino é convertido em pelotas esféricas, propícios como material de carga para alto-forno para produção de lingote de ferro fundido, ou ferro DRI.

Argila Sanitária: Bentonita é utilizada como areia sanitária para gato em função da sua alta absorção que forma torrõesfacilitando a remoção e descarte deixando o material remanescente intacto e para uso futuro.

Construção e Engenharia Civil: Devida sua propriedade tixotrópica, tradicionalmente a Bentonita é utilizada na Engenharia Civil como material de suporte e agente lubrificante em paredes diafragma e fundações, em escavação de tuneis, em perfurações horizontais e estaqueamento. A bentonita pode ser utilizada como agente impermeabilizante de leitos de açude e barragens. Devidos a sua viscosidade e plasticidade a Bentonita, também é utilizada no cimento Portland e argamassa.

Perfuração: Bentonita é largamente utilizada como agente de lama (gel) de perfuração em poços de petróleo e água. Sua função é preliminarmente isolar a parede do poço, remover (carrear) para superfície o cascalho cortado pela broca de perfuração e lubrificar a broca de perfuração.

Nutrição Animal: Bentonita é utilizada como suplemento alimentar na ração animal, como agente aglomerante na produção de ração peletizada, como também fluidificante de ingredientes nutricionais inconsolidados como farinha de soja. A bentonita age na absorção das aflatoxinas, que age de maneira eficaz sobre as micotoxinas de maior impacto na produção animal, estimulando e melhorando a imunidade e auxiliando na melhoria da digestibilidade dos animais.

Agricultura: Bentonita pode ser utilizada como um trocador de íons para melhoramento e condicionamento de solo. Quando tratado termicamente, pode ser utilizado como um carreador cerâmico poroso para vários herbicidas e pesticidas.

Meio Ambiente: As propriedades de adsorção/absorção da Bentonita são de grande utilidade no tratamento de efluentes líquidos. Bentonita pode ser utilizada como material para impermeabilização na construção e reabilitação de aterros sanitários assegurando a proteção de infiltração de agentes poluentes no lençol freático.

Detergentes: Detergentes de lavanderia e sabão líquidos têm bentonita adicionado a sua formulação a fim de remover as impurezas em solventes e auxiliar no amaciamento dos tecidos.

Tintas, Corantes e Polimento: Devido a sua propriedade tixotrópica a bentonita reage como espessante e/ou agente suspensivo em vernizes, e tintas solúveis em água. As propriedades de adsorção da bentonita são indicadas na utilização de tingimento de tecidos índigo, e laca para pintura e papel de parede.

Farmacêutico, Cosmético e Medicinal: Na indústria farmacêutica a bentonita é utilizada como filler, em função das características de absorção/adsorção ela permite a formação de pastas. Tal aplicação inclui creme de proteção, loção calamina, compressas úmidas, e ante irritante para eczema. No segmento medicinal, a bentonita é aplicada como antidoto na contaminação por metais pesados. Produtos de higiene pessoal como bosões de lama, loção para queimadura por sol, pó para bebe, cremes faciais podem conter bentonita.





Calcite, por vezes também designada por calcita ou calcário, junto com a aragonita, é um mineral com composição química CaCO3, com clivagem ortorrômbico perfeita. É muito mais estável e menos solúvel em água que a aragonita.


Segmentos de Uso:

Agricultura
A acidificação do solo é provocada pela lixiviação de elementos nutrientes ( Ca, Mg, K) substituídos por hidrogênio (reação ácida), e alumínio (elemento tóxico), a calcita vai funcionar como um corretivo de acidez do solo pela seguinte reação química:
Coloide H H + CaCO3 ===> Coloide Ca + H2O + CO2 (essa é a reação química transformada pela acidez do solo)





Caulim ou caulino é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.

Pode ser utilizado para adição ou substituição das argilas plásticas. Apresentam plasticidade e resistência mecânica, a seco.
De coloração branca e funde a 1800°C. É formado essencialmente pela caulinita e apresenta, em geral, cor branca ou quase branca, devido ao baixo teor de ferro.

É um dos seis minerais mais abundantes do topo da crosta terrestre (profundidade até 10 metros).


Segmentos de Uso:

Indústria Cerâmica
É utilizado como matéria-prima na fabricação de cerâmicas e porcelanas brancas.

Indústria de Papel
Utilizado no processo de reciclagem.

Indústria da Borracha
Utilizado na fabricação de borrachas nobres e de alta qualidade, como na confecção de luvas para fins médicos.

Medicina
Usado como absorvente de toxinas do aparelho digestivo.

Indústria Química
Na fabricação de cosméticos sabões, pós dentifrícios e certos plásticos; como veículo inerte para inseticidas, abrasivos suaves e como base para muitos desinfetantes.

Indústria Téxtil
Endurecedor de tecidos.

Engenharia Civil
Para a indústria de cimento as especificações são menos rígidas, sendo a composição química importante. O Caulim faz parte também da constituição do cimento Portland branco. Como carga de gesso para parede, revestimento de linóleos e oleados; na preparação de tintas e pigmentos à base de anilina.





Feldspato (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.

Eles cristalizam do magma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.


Segmentos de Uso:

Indústria do Vidro
Feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro, sendo assim também é utilizado em produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações elétricas.

Indústria de Cerâmica
São o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas.

Indústria da Borracha
Utilizado como material de incorporação devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos.

Indústria Química
Na fabricação de tintas e plásticos como material de incorporação, nestas aplicações usam-se feldspatos na forma moída.

Outros segmentos
Eletrodos de soldagem, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex e agregados para construção.





O grupo de minerais mica inclui diversos minerais proximamente relacionados, do grupo dos filossilicatos, que têm a divisão basal altamente perfeita. Todos são cristais monoclínicos, com tendência para pseudo-hexagonal, e são similares na composição química.

A divisão altamente perfeita, que é a característica mais proeminente da mica, é explicada pela disposição hexagonal de seus átomos ao longo de planos sucessivamente paralelos.

A palavra “mica” pensa-se ser derivada do latim palavra micare, significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral (especial quando em escalas pequenas).


Segmentos de Uso:

Indústria de Eletrônicos
A mica tem uma alta resistência dielétrica e excelente estabilidade química, tornando-se por isto o material preferido para a confecção de capacitores para aplicações de rádio freqüência. Também é usada como isolante em equipamentos para alta-voltagens, além de ser um birrefringênte sendo comumente usado para fazer um polarizador de onda de 180 e 90 graus.
Ela é usada também para separar condutores elétricos em cabos que são projetados para possuírem uma resistência ao fogo de forma a garantira a integridade do circuito.

Construção Civil
Lâminas de mica prensadas são frequentemente usadas no lugar do vidro em estufas. Devido a resistência ao calor da mica ela é usada no lugar do vidro em janelas para fogões e aquecedores a querosene.

Indústria da Borracha
Utilizado como material de incorporação devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos.

Indústria Química
Alguns tipos de pasta de dente incluem mica branca beneficiada. Ela atua como um abrasivo suave para ajudar no polimento da superfície do dente, e também adicionar uma cintilação brilhante cosmeticamente agradável a pasta.
Mica Moscovita é o substrato mais comum usado na preparação de substrato para amostras em microscópio de força atômica.




Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas.

A erosão de pegmatitas pode revelar bolsas expansivas de cristais, conhecidas como “catedrais”. Pode também ter origem metamórfica ou sedimentar. Geralmente associado aos feldspatos e micas. Faz parte da constituição de granito, arenito, calcários por exemplo.

Adicionalmente, pode ocorrer em camada, particularmente em variedades como a ametista; neste caso, os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz e deste modo apenas é visível uma pirâmide terminal.

Um geode de quartzo, consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais.


Segmentos de Uso:

Indústria de Vidros
É o principal minério utilizado para a fabricação de vidro. Refratários.

Cosméticos
É utilizado para a fabricação de esmalte.

Indústria Química
Em diversos usos é necessário para a fabricação de saponáceos, dentifrícos, abrasivos e vasilhas químicas.

Construção Civil
É muito utilizado também na construção civil como agregado fino, na produção de lixas, fibras ópticas e areia para moldes de fundição

Artesanato
Cerâmica e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

Indústria Eletrônica
Relógios, fabricação de instrumentos ópticos. Algumas estruturas de cristal de quartzo são piezoeléctricas e usadas como osciladores em aparelhos electrônicos tais como relógios e rádios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades sobre vegetação brasileira

Modelos de Trens #1

Atividades do 8º ano - 3º Bimestre