Vulcões atraem turistas no mundo todo




Temidos e admirados, os vulcões povoam o imaginário e as lendas de povos e civilizações ao longo da história. Nos tempos atuais, eles não perderam o encanto e continuam atraindo as atenções – é o caso recente do impronunciável Eyjafjallajökull, que levou a Islândia às manchetes mundiais em 2010, quando sua nuvem de cinzas cancelou voos por toda a Europa e atraiu os holofotes para a ilha escandinava. Espalhadas por diversas regiões do mundo, com particularidades e histórias marcantes, essas estruturas geológicas podem ser conhecidas por meio de caminhadas, escaladas, trajetos de carro, bicicleta ou trem, e são tema de um ranking elaborado pela operadora de turismo Teresa Perez Tours, que elegeu sete vulcões que podem ser vistos de perto em viagens inesquecíveis: 
1- Monte Fuji, Japão
Apesar de estar ativo, o Monte Fuji tem baixo risco de erupção, o que o torna muito mais convidativo para visitas. Considerado a maior montanha do país, pode ser visto desde Tóquio – que fica a aproximadamente 100km de distância – em dias claros. O melhor período para a subida, que é feita em uma caminhada, é entre julho e agosto, quando as infraestruturas de apoio aos visitantes estão em funcionamento.  
2- Villarrica, Chile
Localizada a 780 km de Santiago, a tranquila cidade de Pucón se tornou um procurado destino turístico graças ao vulcão Villarrica. No verão, as caminhadas até o topo ganham destaque, acompanhadas de atividades nos bosques e nos lagos da região, como canoagem, cavalgadas e ciclismo. No inverno, é possível esquiar nas encostas do vulcão, proporcionando uma experiência radical nesse tipo de paisagem. 
3- Lanín, Argentina
Com seu pico sempre nevado e 3.776 metros de altura, o Lanín situa-se em Neuquén, na Argentina, e é um símbolo da província, fazendo parte até de sua bandeira e do seu hino. Cercada pela floresta patagônica ao longo da fronteira com o Chile, é possível chegar à região partindo da vizinha chilena Pucón (a aproximadamente 70km de distância). Por lá, pode-se fazer caminhadas, escaladas e passeios pelos belíssimos lagos. 
4- Vesúvio, Itália
Situado a 9 km de Nápoles e com 1.281 metros de altura, o Vesúvio é um dos vulcões mais temidos do mundo graças à sua história: a erupção em 79 d.C. resultou na destruição das cidades de Pompeia e Herculano. Hoje, o sítio arqueológico é um dos únicos locais no mundo capaz de levar os visitantes de volta a uma verdadeira cidade romana, com seus corpos e antigas construções petrificadas pelas cinzas. 
5- Etna, Itália
Também na Itália, o Etna está na ilha da Sicília e é o mais alto vulcão da Europa, com 3.329 metros de altura e em constante atividade. Apesar de suas erupções, ele não oferece grande risco à população que vive nas localidades próximas. Uma das opções mais interessantes para conhecer o local é chegar à Sicília em um cruzeiro e fazer os passeios até a cratera do vulcão. Outra opção é hospedar-se nos fantásticos hotéis da ilha e subir as encostas de carro.
6- Kilimandjaro, Tanzânia e Quênia
O monte Kilimandjaro, localizado no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia, é o ponto mais alto da África, com uma altitude de 5.895 metros. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se em uma planície de savana, oferecendo um visual único. O cenário também é perfeito para safáris: o monte e as florestas ao redor possuem uma fauna rica, incluindo espécies ameaçadas de extinção – uma riqueza eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
7- Kilauea, Havaí
O Kilauea, no arquipélago havaiano, é o vulcão mais ativo da atualidade – segundo estudiosos, nesses 29 anos ininterruptos de atividade, o volume de material expelido é suficiente para construir uma rodovia longa o suficiente para contornar o globo terrestre três vezes! O clima agradável, com sol e calor mesmo nos meses de inverno torna a experiência ainda mais convidativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades sobre vegetação brasileira

Modelos de Trens #1

Atividades do 8º ano - 3º Bimestre