Atividades do 8º ano - 3º Bimestre

                                Atividades de 8ºano/7ªsérie

1)Reaproveitar resíduos orgânicos é bom tanto para quem o transforma em adubo quanto para quem protege a saúde do planeta e da humanidade. (...) A relação custo-benefício desse reaproveitamento, tanto em residências individuais quanto em condomínios e empresas, é positiva não apenas levando-se em conta o futuro do meio ambiente, mas pensando no retorno imediato para a saúde humana. Dados de 2011 mostram que, só no estado do Paraná, os resíduos orgânicos são formados por mais de 50% do lixo doméstico, sendo este descartado em aterros ou lixões. Porém, somente entraram nessa estatística os aterros licenciados para receber resíduos sólidos urbanos. 
Disponível em: <http://geracaosustentavel.com.br>. Acesso em: 25 jul. 2013. Adaptado.

 Das possibilidades de reaproveitamento de rejeitos orgânicos caseiros e de empresas, destaca-se o processo de:
a) nitrogenação do solo.
b) reciclagem de fertilizantes.
c) produção de adubos químicos.
d) reaproveitamento de cálcio e fosfato.
e) compostagem de resíduos alimentares.




2)Ao questionar a racionalidade humana, a charge tem por objetivo principal:

a) Relacionar o desmatamento à extinção das aves.
b) Mostrar que os interesses econômicos sobrepõem-se à preservação ambiental.
c) Mostrar que o uso de veículos contribui para o aumento da poluição atmosférica.
d) Relacionar a expansão agrícola ao processo de degradação ambiental.

3)O Programa das Nações Unidas para o 1 Desenvolvimento (PNUD) propôs objetivos para ações globais que beneficiem as populações mais carentes do planeta. Sobre esses objetivos (“8 Jeitos de Mudar o Mundo”, conforme o quadro abaixo), assinale a alternativa INCORRETA.



a) As questões sociais são abordadas na maioria dos Objetivos do Milênio.
b) A questão econômica tem como princípio a cooperação entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
c) O desenvolvimento sustentável foi excluído dos Objetivos do Milênio, pois somente países desenvolvidos podem exercê-lo.
d) A questão ambiental, segundo o PNUD, está associada à melhoria das condições sociais.
4) “O aquecimento global é estudado há 25 anos, mas pode-se dizer que 2006 foi o ano em que a humanidade tomou consciência de que a crise ambiental é real e seus efeitos imediatos. Até os ecocéticos aceitam agora a idéia assustadora de que o tempo disponível para evitar a catástrofe global está perigosamente curto.”

(Revista VEJA, ed. 30/12/2006)

Sobre esse tema, é correto afirmar que:

1) o aquecimento global está acontecendo principalmente em decorrência de uma mudança da inclinação do eixo da Terra, com relação ao plano da eclíptica.
2) o uso intensivo dos hidrocarbonetos e a queima de florestas contribuem decisivamente para o aquecimento global referido.
3) o aumento do nível médio do mar, ou seja, de fenômenos eustáticos positivos, é um dos efeitos globais do aquecimento global.
4) a substituição da energia de termelétricas por energia nuclear poderá representar, em grandes cidades, uma diminuição significativa nas emissões de CO2.

Estão corretas:

a) 1 e 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4

5) Reflita sobre a ilustração.

A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração



a) demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global.
b) defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta.
c) critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente.
d) denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente.
e) concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.



6) Copie o texto e a análise em seu caderno
O fechamento do lixão de Gramacho gerou polêmica ao longo dos últimos meses e uma grande incerteza na vida de aproximadamente 1.700 catadores. Vivendo no meio de 60 milhões de toneladas de lixo, centenas de famílias agora precisam buscar outra fonte de renda. A desativação gradativa do lixão começou em abril de 2011; a partir de agora, as 8,5 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro vão para a Central de Tratamento de Resíduos de Seropédica.
A gestão de resíduos sólidos em grandes cidades envolve uma complexidade de problemas, o que demanda ações eficientes por parte do poder público.
Cite quatro problemas relacionados aos processos de coleta e descarte do lixo na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Análise 
Problemas:
• depósitos a céu aberto (lixões)
• insignificância de coleta seletiva
• coleta insuficiente de  lixo domiciliar
• acúmulo de materiais não biodegradáveis
• contaminação do solo e do lençol freático por chorume
• contaminação do solo e de pessoas por produtos tóxicos
• proliferação de insetos, roedores e outros vetores de doenças nos lixões. 
A coleta e o descarte de lixo constituem-se com um dos principais desafios da gestão das cidades. No caso de áreas, como a região metropolitana do Rio de Janeiro, o problema toma maior proporção em razão de sua dinâmica econômica e da elevada população. Os problemas que se apresentam na questão do lixo resultam: do ineficiente sistema de coleta e descarte, gerando depósitos a céu aberto que contaminam o solo, o lençol freático e os cursos d’água pela toxicidade dos resíduos ou por chorume, além da proliferação de vetores de doenças comprometendo a saúde da população e do forte odor causando desconforto; da insuficiência dos serviços que deixando de atender a demanda, resulta no depósito irregular dos resíduos; na falta de investimentos em campanhas e depósitos para materiais recicláveis.  
7)O homem, não diferente das demais espécies, modifica seu meio. Dessa maneira, interfere nos ecossistemas, embora, na maior parte das vezes, com significativos impactos ambientais, em função, principalmente, do atual modelo de desenvolvimento adotado pela maioria dos países. O atual padrão de desenvolvimento caracteriza-se pela exploração excessiva e constante dos recursos naturais e pela geração maciça de resíduos, além da crescente exclusão social. De modo geral, os impactos ambientais estão relacionados com a necessidade energética do homem e sua conseqüente exploração ambiental. 
PAPINI, S. Vigilância em saúde ambiental: Uma nova área da ecologia. São Paulo: Atheneu, 2009.p. 95. (Adaptado).

Nesse contexto, afirma-se que
I – os processos de despoluição do ambiente são utilizados para evitar a geração de resíduos primários, como a remediação.
II – as técnicas poupadoras de recursos naturais assemelham-se ao uso da reciclagem da água em processos industriais.
III – os métodos de controle reduzem níveis de emissões de efluentes e garantem a sustentabilidade de um determinado espaço.
IV – as tecnologias mais limpas apresentam um menor coeficiente de emissões de poluentes por unidade de produto. 
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.

e) III e IV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades sobre vegetação brasileira

Modelos de Trens #1